A Cidade: Gouveia - A Nossa Estrela

VENHA DESCOBRIR GOUVEIA

Sinta a nossa cultura, conheça o património e descubra a natureza que nos envolve. Gouveia é a nossa estrela. Experimente novas sensações, recorde sabores e reencontre o prazer de conhecer. Aventure-se por lugares autênticos. A cidade repleta de recantos e espaços traduz a história e a cultura. A leveza do campo convida ao lazer. Guarde Gouveia consigo.

Gouveia oferece a quem a visita uma experiência autêntica de turismo alternativo, onde as sensações, a natureza, a história, o património, a gastronomia, o desporto e a cultura são as suas principais atrações.

Enquadrado na encosta noroeste da Serra da Estrela, o concelho de Gouveia é envolvido por grandes afloramentos graníticos. A paisagem convida-o à descoberta da natureza embalada pelas tradições e pela hospitalidade das suas gentes.

O Parque Ecológico de Gouveia com uma área de 6 hectares, é um espaço pedagógico que permite ao visitante o contacto direto com a natureza. Aqui, pode conhecer a fauna e a flora da Serra da Estrela, conjugando o lazer e a educação ambiental.

Também o Parque da Senhora dos Verdes tem na envolvente natural e na aventura duas fortes componentes de atração. O parque oferece um conjunto de atividades lúdicas (piscina, mini-golf, parque infantil, etc) e convida-o a momentos mais ativos no campo de paintball, num passeio de kart ou numa descida de rappel. O parque possui ainda infraestruturas para acolher reuniões corporativas, eventos ou exposições.

Gouveia possui uma larga oferta de atividades de natureza. Reúna a família e percorra a Rede Municipal de Percursos Pedestres ou descubra os Trilhos de BTT que desafiam as encostas da Serra da Estrela e o percurso do Mondego.

Para descobrir a cidade vagueie pelas suas ruas através do Roteiro Urbano de Gouveia. Um passeio que se apresenta como uma "aula viva" sobre os monumentos mais emblemáticos da cidade.

Visite Melo a terra natal do escritor Vergílio Ferreira e percorra o Roteiro Vergíliano. O roteiro inclui uma resenha histórica sobre o escritor, a sua literatura e alguns dos lugares que marcaram a sua vida e obra. Dando a conhecer todo o seu espólio literário, a sala Vergílio Ferreira na Biblioteca Municipal de Gouveia é outro ponto de paragem obrigatório.

Durante a sua passagem pela nossa cidade, visite o Museu da Miniatura Automóvel. Um museu, único em todo o país, é um espaço de lazer e prazer para todos os que apreciam o colecionismo e o mundo automóvel. Aqui encontrará as melhores coleções de miniatura automóvel existentes em Portugal.

Para além deste, pode ainda visitar o Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta. O museu é o mais importante núcleo artístico da região. O destaque vai para a obra do mestre gouveense João Abel Manta autor de uma vasta coleção que reflete uma peculiar e discreta influência pós impressionista. Na coleção do museu é ainda possível apreciar obras de Júlio Resende, Menéz, Paula Rego, entre outros.

Para além de toda a oferta cultural e de lazer, é impossível falar de Gouveia sem falar dos seus sabores. A gastronomia serrana possui fãs de norte a sul do país e além-fronteiras. A farinheira, a morcela, o cabrito, a truta, o arroz de carqueja, a alambicada de borrego, o arroz doce confecionado com leite de ovelha e outros mimos, são algumas das especialidades que poderá encontrar no concelho de Gouveia, não esquecendo obviamente o Queijo Serra da Estrela, uma referência indiscutível.

A acompanhar a boa gastronomia do concelho não pode faltar um bom vinho Dão. De fino e intenso aroma e com um sabor requintado os vinhos produzidos nas inúmeras quintas do concelho de Gouveia nasceram para reforçar os nossos sabores.

O CONCELHO
DE GOUVEIA